Patricia Beck e Maurício Dziedrick visitam o Grupo Sinos, e foram recebidos pelo diretor de Relações com a Comunidade, Miguel Schmidt.
História do Grupo Sinos
A trajetória do Grupo Sinos começou a ser contada em 20 de dezembro de 1957, quando, em meio ao fervor do Natal, os irmãos Paulo Sérgio e Mário Alberto Gusmão lançaram o Jornal SL (hoje Jornal VS) em São Leopoldo. Era um tabloide quinzenal, com oito páginas, produzido quase artesanalmente com os chamados “tipos de caixa” (cada palavra era montada letra a letra com peças retiradas de uma caixa). Em seis meses, o reconhecimento da seriedade do trabalho e do comprometimento com a comunidade permitiu que o periódico se tornasse semanal, superando diversos obstáculos e pondo o Grupo Sinos no caminho para ser um dos principais grupos de comunicação da região Sul do Brasil. O caráter comunitário e a luta em defesa do desenvolvimento regional são marcas registradas da empresa até hoje.
Os fundadores cruzaram o Rio dos Sinos e fundaram, em 19 de março de 1960, o Jornal NH em Novo Hamburgo – que veio a se tornar o principal negócio do Grupo e o maior jornal do País em número de assinantes fora de capitais. As primeiras edições do Jornal NH eram produzidas incialmente em uma modesta sala na Avenida Pedro Adams Filho; a circulação acontecia às sextas-feiras, passando, depois, a ser bissemanal, veiculado também às quartas.
Um dos cadernos temáticos do NH ganhou vida própria em novembro de 1969. O Jornal Exclusivointensificou a ligação do Grupo Sinos com a indústria calçadista, um dos principais setores produtivos da região. O periódico começou mensal e hoje em dia circula semanalmente, mas chega a ser diário durante eventos do setor. Também dedicada ao mercado calçadista, a Revista Lançamentos foi lançada em janeiro de 1973 e conta atualmente com edições voltadas para moda e tendências. Com foco nas novidades para o Industrial, em 2004 foi lançada a Revista Lançamentos Indústria, que em março de 2012 se tornou Lançamentos Preview. Em 2007 foi criado o portalExclusivo On Line e em 2011 uma nova roupagem foi dada ao Vitrines da Europa com a criação do portal Moda e Conceito. Em 1979, foi criado o Diário Indústria e Comércio, destinado ao setor empresarial.
O Grupo Sinos, já com o NH e VS sendo publicados de segunda a sábado, expandiu sua abrangência até Canoas em 15 de junho de 1992, quando foi lançado o Diário de Canoas, mais um veículo comprometido com os interesses da sociedade local.
A edição dominical dos jornais do Grupo Sinos chegou em 29 de outubro de 1995, com o ABC Domingo, o primeiro do Rio Grande do Sul a ser produzido com a cobertura noticiosa de sábado, além de reportagens especiais.
A diversificação das mídias começou em 1998, quando parte do conteúdo dos jornais era disponibilizada na internet nos sites dos jornais. E se intensificou em agosto de 2002, quando foi adquirida a Rádio ABC 900 AM, emissora tradicional de Novo Hamburgo, fundada em fevereiro de 1948 e focada no noticiário local e na cobertura esportiva dos times da região. O Grupo Sinos lançou, em 30 de julho de 2007, o portal Ziptop (hoje um canal de variedade dos portais dos jornais).
O Jornal de Gramado, fundado em 25 de maio de 1984, foi incorporado ao Grupo Sinos em fevereiro de 2009, com perfil comunitário e enfoque local.
Em novembro de 2012, dois novos diários foram incorporados ao Grupo Sinos: Correio de Gravataí, fundado em 1983, e Diário de Cachoeirinha, fundado em 2003, com forte foco comunitário.
Em dezembro de 2012, o Grupo Sinos lançou a Like Magazine, publicação voltada para o prazer do consumo, a sofisticação e o bom gosto, através de assuntos leves e prazerosos como turismo, moda, gastronomia, decoração, acontecimentos sociais e entrevistas com personalidades da região.
Alguns projetos do Grupo Sinos:
PROJETOS SOCIAIS:
Cestas Natalinas
Cruzada Antidrogas
Meia Tonelada de Carinho
Movimento Viva São Leopoldo
Natal Sem Fome
Paz no Esporte
Sua Cidade em Evidência
Vida da Gente
PROJETOS EDUCACIONAIS:
PROJETOS AMBIENTAIS:
Nenhum comentário:
Postar um comentário