Devido ao grande envolvimento da vereadora Patricia Beck com a questão da segurança aos cidadãos, a parlamentar foi convidada a participar da cerimônia de implantação dos Núcleos de Policiamento Comunitário no município.
Para a verª Patricia Beck, os Núcleos de Policiamento Comunitário serão fundamentais para a redução de assaltos na cidade.
Está marcada para quarta-feira, dia 11 de dezembro, a implantação do Policiamento Comunitário em Novo Hamburgo. As melhorias na área da segurança fazem parte do convênio firmado entre a Prefeitura e o Governo do Estado. O evento ocorre às 9 horas, no estacionamento do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul), na Rua Bartolomeu de Gusmão, 200, no bairro Canudos, e contará com a presença do secretário de Segurança Pública do Estado, Airton Michels.
O prefeito Luis Lauermann destaca que através do projeto os policiais passam a trabalhar mais próximos da comunidade. “Essa aproximação ajuda a identificar as demandas da comunidade, e a partir disso, definir as ações que auxiliarão na diminuição da criminalidade”, explica. O Município repassará mensalmente os valores destinados ao pagamento de auxilio moradia aos 48 policiais participantes do programa. Cada policial receberá o valor de R$ 600,00. Os policiais militares receberão 12 viaturas, algemas, bicicletas, coletes, rádios de comunicação e pistolas.
Conceito de Polícia Comunitária
O conceito de Polícia Comunitária tem por objetivo aproximar os policiais e a população, aumentando a sensação de segurança pública a partir dessa convivência. É operado a partir de núcleos formados por bairros, atendidos por policiais militares que moram nos locais onde farão o policiamento. O modelo de policiamento comunitário permite uma aproximação entre o cidadão e o policial, por meio de uma relação de comprometimento mútuo pelo bem estar da comunidade.
Bairros atendidos
Serão implantados nesta primeira etapa oito núcleos de um total de 12 que o programa prevê. O projeto é composto por um núcleo de Coordenação e 11 núcleos Operacionais. A previsão é de que seja concluida a implantação de mais quatro núcleos até março de 2014. Nessa fase serão contemplados, de acordo com critérios técnicos da Brigada Militar, 15 bairros, sendo que um núcleo pode ser composto por mais de um bairro. A cobertura do projeto de Polícia Comunitária abrange uma população superior a 100 mil moradores. Ainda assim, as consequências positivas devem ser sentidas em toda a cidade, pois os outros bairros poderão receber recursos para novas ações.
Os núcleos:
1 – Rio Branco, Vila Rosa, Operário
2 – Rincão, Petrópolis
3 – Primavera
4 – Guarani, Vila Nova
5 – Mauá, Hamburgo Velho
6 – Boa Vista, Ouro Branco e Pátria Nova
7 – Ideal
8 – Canudos (trecho do bairro entre as Ruas Bartolomeu de Gusmão, Candido Portinari, Ícaro, e Avenida Victor Hugo Kunz)
Nenhum comentário:
Postar um comentário