segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Vereadores e cidadãos reclamam do tempo de espera por cirurgias eletivas



A demora na realização de cirurgias eletivas foi tema de audiência pública realizada nesta quinta, 26, no Plenário do Legislativo. A inciativa foi da Comissão de Saúde da Câmara, integrada por Patrícia Beck (PTB), presidente, Cristiano Coller (PDT), secretário, e Jorge Tatsch (PPS), relator. A mesa foi composta pelo presidente da Casa, Enfermeiro Vilmar (PR), pela secretaria Suzana Ambros Pereira e pelo presidente do Sindicato Médico de Novo Hamburgo, Kleber Fisch.

Na abertura, Patrícia, que é presidente do grupo de trabalho, enfatizou que tanto vereadores quanto cidadãos estão em busca de respostas. “Somente o meu gabinete e o do vereador Sergio já contabilizaram 97 pessoas esperando cirurgias eletivas. Por isso, queremos saber o que está sendo feito para reduzir a espera.” Ela citou dados referentes a 2014 e alegou não ter sido respondido requerimento enviado ao Executivo, no qual solicitou os números atualizados. Fez, ainda, uma série de questionamentos à titular da Saúde.

A secretária Suzana apresentou os dados do Município quanto a investimentos na área, os serviços oferecidos e as cirurgias realizadas nos últimos dois anos. Segundo ela, é preciso de uma solução em nível regional porque a cidade não consegue atender toda a demanda. A gestora explicou que nos últimos anos houve um incremento na estrutura, especialmente na Estratégia de Saúde da Família, o que reflete em um aumento do número das patologias que devem ser resolvidas por meio de procedimentos eletivos. Conforme os dados apresentados, em 2014, foram feitas 3.972 intervenções eletivas. De janeiro a agosto de 2015, houve 2.648 procedimentos realizados em Novo Hamburgo, mais 1.379 feitos em outras cidades, totalizando 4.106 cirurgias. Atualmente são 3.622 pacientes na lista de espera, sendo 2.185 para Novo Hamburgo e o restante que precisam ser encaminhados a outros municípios. Suzana explicou que cirurgias vasculares, por exemplo, são enviadas a Porto Alegre. Porém, a administração estuda fazer um mutirão para realizar, no início do próximo ano, cirurgias de varizes periféricas. Outros procedimentos, segundo ela, hospital e Município não estão credenciados a realizar. “Temos uma demanda imensa de pacientes para cirurgias ortopédicas, que necessitam de próteses, porque não fazemos esses procedimentos de alta complexidade. Para muitas cirurgias não há profissionais especializados que atuem pelo SUS, pois os valores estão abaixo do mercado”, frisou.

O presidente do Sindicato Médico, Kleber Fisch, definiu como descaso a atenção dispensada pela União à saúde nos últimos anos. “Há uma dívida enorme com as instituições que prestam serviços na área, além de anúncio de cortes nos repasses para o próximo ano.” De acordo com ele, hoje existem muitos programas e não há uma preocupação em contratar médicos. Ele se disse indignado quando alegam falta de profissionais. “Há médicos sobrando, em todas as especialidade. O problema é que não querem pagar. Não queremos cobrar um preço exorbitante, mas o valor do SUS é inviável. Tenho certeza de que vários médicos atenderiam pelo valores pagos pelos planos de saúde.” O sindicalista considera ainda que a saúde está muito focada na reorganização estrutural e pouco no paciente.
A diretora da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo, Simone Zucolotto, afirmou que a estimativa para este ano é ultrapassar os 3 mil procedimentos cirúrgicos, sendo apenas 40% realizados em casos de urgência. Ela afirmou que a fundação paga três vezes a tabela SUS para procedimentos em traumatologia. Como ações de curto prazo para solucionar a questão, citou o aumento do número de leitos, ampliação do quadro médico e de enfermagem, adequação do Centro de Material Esterilizado, ampliação do enxoval/rouparia, remuneração variável. A médio prazo, a reforma do bloco cirúrgico, que já está com licitação realizada.
Maria Luiza Moraes, titular da primeira coordenadoria regional de saúde, afirmou que 55% das consultas são encaminhadas a Porto Alegre, e confirmou a enorme demanda em traumatologia e oncologia. “Estamos avaliando junto à secretaria de Estado melhorar o atendimento nessas duas áreas.” Aline Girsh, coordenadora da Associação Congregação de Santa Catarina – responsável pelo Hospital Regina, o Hospital São José, em Ivoti, e o Hospital Sagrada Família, em São Sebastião do Caí, informou que a entidade já está em tratativas como o Executivo para que o Município possa ampliar o encaminhamento dos casos de média complexidade ao hospital de Ivoti.

Fala dos vereadores
Sergio Hanich (PMDB) afirmou que 95% das pessoas que atuam na saúde é por vocação. Segundo ele, o seu gabinete registrou 72 demandas que estão desde 2013 sem atendimento. O vereador criticou o fato de que as pessoas que precisam buscar seus direitos na Justiça têm que levar três orçamentos, tendo que arcar com o valor de consultas particulares para conseguirem os laudos.

Para Raul Cassel (PMDB), o assunto é recorrente aqui na Câmara porque as pessoas procuram os vereadores querendo que eles as ajudem de alguma forma, quando já não têm mais esperanças. “Temos que esclarecer que essas cirurgias não são opcionais. Elas são necessárias para resolver problemas que podem não trazer risco de morte, mas geram dor e muitas vezes dificuldades laborais e de locomoção.” Considerou ainda como desperdício a quantidade de consultas recorrentes de pacientes que poderiam ter sua enfermidade sanada com uma cirurgia simples. “Fora os casos em que há perda de documentos ao longo do processo e a pessoa tem que ir para o fim da fila”.

Patrícia Beck afirmou que os números apresentados não condizem com a realidade. “Só as demandas recebidas pelos vereadores já superam as estatísticas apresentadas pela secretaria em diversas especialidades.” A vereador questionou o contrato firmado com a FSNH para a realização desse tipo de procedimento. Suzana explicou que para a realização das cirurgias deve haver leitos disponíveis, uma vez que elas podem ter complicações. A secretária ressaltou que o estado tem uma dívida de R$ 17 milhões com o Município, que por sua vez tem atrasado repasse a fornecedores. Mesmo assim, o serviço não foi reduzido. “Canoas optou por fechar 70 leitos. Hoje, informou Suzana, foram garantidos os repasses mensais por via judicial. Ela afirmou ainda que a União não tem dívidas com Novo Hamburgo. Porém, reduziu os valores disponíveis para os programas e compra de equipamentos. “Sou médica, sei dos sofrimentos dos usuários. Por isso, fico chateada quando dizem que o gestor não quer resolver.” Quanto ao contrato com a fundação, disse que há uma comissão que analisa a prestação de contas da entidade. “O contrato é de prestação de serviço como um todo e não por número de procedimentos realizados. Se fosse assim, nós deveríamos valores à fundação.”

Cristiano Coller (PDT) citou as inúmeras pessoas que estão afastadas do trabalho, aguardando por uma cirurgia. Lembrou que, na maioria das vezes, o gasto da previdência é muito superior ao custo do procedimento.

Vilmar perguntou como é feito o controle dos usuários que vem de outros municípios. Segundo a secretária, o controle é bastante difícil, pois tem um número significativo de pessoas que se utilizam de endereço de familiares para fazer o encaminhamento por Novo Hamburgo.

Jorge Tatsch (PPS) informou uma reclamação de funcionários do hospital que, em caso de problemas de saúde, não podem ser atendidos na instituição. Suzana explicou que eles recebem a mesma classificação de risco dos demais usuários. Por isso, em casos que não são de urgência, devem procurar o atendimento básico.

Fala dos Cidadãos

Conforme prevê o Regimento Interno, foi aberto espaço ao pronunciamento da comunidade. Diversos usuários relataram casos pessoais e de familiares da longa espera por uma cirurgia eletiva. Os participantes também fizeram uma série de questionamentos às autoridades municipais e estaduais.

Fonte: CMNH

Prestação de contas da vereadora Patrícia Beck

A vereadora Patrícia Beck votou contra o aumento do salário dos vereadores e se comprometeu a fazer a devolução da diferença aos cofres públicos.

Segue fotocópias dos comprovantes referentes ao mês de setembro:










sexta-feira, 27 de novembro de 2015

SAIU NA MÍDIA: Moradores segue cobrando asfalto

Saiu no Jornal Canudos desta sexta-feira, 27, a busca pelo aspafaltamento do trecho da rua Vereador Carlos Emílio Kolling do bairro São Jorge.
Pág. 03


quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Patrícia solicita informações sobre Secretária de Saúde

Na sessão desta segunda-feira, 24, a vereadora Patrícia Beck encaminhou Requerimento ao Executivo Municipal,  representado pelo Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal solicitando informações em relação à disponibilidade da Secretária Municipal de Saúde para o exercício desta função. O requerimento também foi assinado pelos vereadores Cristiano Coller, Jorge Tatsch, Inspetor Luz, Issur Koch e Sergio Hanich.

Veja o requerimento na íntegra:

Os vereadores que este subscrevem requerem à Mesa, após os trâmites regimentais, o envio de cópia do presente requerimento ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, solicitando:

  1. Requerem providências e informações do Poder Executivo, representado pelo Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, em relação à falta de disponibilidade integral da Secretária Municipal de Saúde para exercer o cargo a que foi nomeada.

  1. Devido a denúncias recebidas, foi necessário verificar a disponibilidade da Secretária Municipal de Saúde para o exercício desta função, confirmando-se que a mesma exerce atividade privada (consultórios particulares) em horário normal de expediente da Secretaria sob seu comando e supervisão, conforme segue:

    1. Consultório situado no Município de Campo Bom: atendimentos nas quartas e sextas-feiras, das 8h30min às 12h.
    2. - Consultório situado em Novo Hamburgo: atendimentos nas terças-feiras, das 9h às 11h30min.
    3. - Em comunicação interna, com um funcionário, a Secretária ainda afirma que nas quartas-feiras está ausente da Secretaria da Saúde, devido à problemas pessoais.
    4. - E ainda que, nos finais de semana atua em plantões na Unimed ou Hospital de Estância Velha.

Tal comportamento, pode ser causa de prejuízo das atividades e funcionamento eficiente da correspondente Secretaria.

Conforme disciplina o Parágrafo Único do artigo 60, do Estatuto funcional de Novo Hamburgo, o “o exercício de cargo em comissão, função de confiança ou o desempenho de atividade em regime de dedicação plena, exigirá de seu ocupante integral dedicação ao serviço, podendo ser convocado sempre que houver interesse da Administração, não estando submetido aos limites de jornadas retro e infra enunciadas.” - (Lei Municipal nº 333/1991) – grifo nosso.



Mencionado Diploma determina, ainda, em seu artigo 69 que “o servidor perderá a remuneração dos dias que faltar injustificadamente ao serviço, sem prejuízo das demais penalidades disciplinares aplicáveis, bem assim perderá a parcela da remuneração diária, proporcional aos atrasos, ausências no curso da jornada e entradas e saídas antecipadas, iguais ou superiores a cinco minutos, sem prejuízo das demais penalidades disciplinares cabíveis.” - (Lei Municipal nº 333/1991) – grifo nosso.

Outrossim, e segundo o Parágrafo Primeiro do artigo 4º da legislação municipal que rege o Plano de Cargos e Funções da Municipalidade, “os Cargos em Comissão têm como atribuições essenciais a direção, chefia e assessoramento de órgãos e unidades administrativas integradas à Administração Municipal, competindo aos respectivos detentores dirigir e supervisionar todas as atividades administrativas afetas a esses órgãos e unidades, segundo as diretrizes e determinações exaradas pela autoridade superior competente, e tudo o mais inerente aos encargos e responsabilidades exaradas pelo Chefe do Poder Executivo, podendo dar-se a respectiva nomeação com pessoas estranhas ao Quadro Funcional, na forma da lei.” - (Lei Municipal nº 334/1991) – grifo nosso.

Emerge destas regras elementares que todo e qualquer ocupante de cargo em comissão no Município de Novo Hamburgo se encontra submetido a um regime de trabalho de dedicação integral, competindo ao seu detentor dirigir e supervisionar todas as atividades administrativas afetas aos órgãos e unidades sob sua responsabilidade, segundo as diretrizes e determinações exaradas pela autoridade superior competente, e tudo o mais inerente aos encargos e responsabilidades exaradas, sujeitando-se à perda da parcela da remuneração diária, proporcional aos atrasos, ausências no curso da jornada, sem prejuízo das demais penalidades disciplinares cabíveis.

Assim, embora dispensado do registro de ponto, e apesar de não auferir qualquer paga por eventual jornada extraordinária, todo ocupante de cargo em comissão tem o dever funcional de exercer o cargo, e suas atribuições, em regime de dedicação integral, ou seja, estar a disposição da Administração em tempo integral, sem limite de jornada.

Por isso que sua remuneração é em muito superior à dos demais servidores concursados, como instrumento de compensação por sua dedicação integral, à disposição da Administração.
Isso indistintamente, porque cada Secretário Municipal percebe idêntica remuneração, exatamente por todos, sem distinção, se encontram a disposição da Administração em regime de dedicação integral.

Sob pena, inclusive, de quebra do princípio da igualdade, em face aqueles demais Secretários Municipais que mantêm suas atividades, junto às respectivas Secretarias, em efetivo regime de dedicação integral.



Considerando ainda, os diversos problemas enfrentados pela população para ter acesso à saúde pública, sendo que foram inúmeros os Pedidos de Providências, Requerimentos, Pedidos de Informações e Ofícios encaminhados, inclusive ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, comunicando os fatos e pedindo soluções e que grande parte dos problemas continuam.
Tendo em vista, a necessidade de uma reestruturação no Sistema Municipal de Saúde Pública para que os cidadãos sejam atendidos de forma satisfatória, considerando ainda a urgência de um trabalho de treinamento e valorização dos funcionários responsáveis pelo atendimento ao público na área da saúde.

E analisando o quadro atual municipal, em que os cidadãos demonstram grande insatisfação quanto oferta de serviços públicos na área da saúde, os quais deveriam ser de excelente qualidade, uma vez que, devem resultar da pesada carga tributária paga por todo munícipe e a necessidade constante de acompanhamento por parte da Secretaria da Saúde, estando à frente de todas as iniciativas a gestora da pasta.

Solicita respostas e providências. É fundamental salientar que, a Lei Orgânica Municipal foi fundamentada no exercício do poder “representativo”, o qual deve ter como norteadores os interesses e as necessidades da população hamburguense, prevalecendo o pleno exercício da ética, da moral e a total transparência dos atos fomentados por recursos públicos para que estes resultem em melhorias na qualidade de vida dos cidadãos.

Na certeza de contar com vossa especial atenção, desde já, afirma nesta oportunidade, protestos de elevada estima e consideração.

Novo Hamburgo, 23 de novembro de 2015.


Vereadora Patrícia Beck       Vereador Cristiano Coller


Vereador Inspetor Luz         Vereador Jorge Tatsch


Vereador Issur Koch            Vereador Sergio Hanich




Obs.: Redação conforme o original da autora.

Patrícia busca asfaltamento de rua no bairro São Jorge


Na última quarta-feira, 25, a vereadora Patrícia esteve na Prefeitura acompanhada de Ricardo Alexandre de Moraes, Luiz Enck e Teonísio Bernet, moradores da Rua Vereador Carlos Emílio Kolling e entorno, no Bairro São Jorge.

O objetivo foi buscar resposta ao ofício encaminhado em março deste ano pedindo agenda com o Prefeito para tratar do asfaltamento do trecho da rua Vereador Carlos Emílio Kolling, no trecho entre as Ruas Araçatuba e Valença. A demanda foi levada à vereadora após uma reunião com moradores do local.

Os moradores aguardam por muitos anos o asfaltamento deste trecho, que hoje é composto de pedras irregulares que contêm lombadas e buracos, o que dificulta muito a vida da população que precisa utilizar a rua.

Após aguardar por mais de uma hora, Patrícia, Ricardo, Luiz e Teonísio foram atendidos pelo Secretário de Obras, Saulo de Souza, que confirmou que até o inicio da próxima semana um engenheiro vai analisar a situação para verificar o que pode ser feito no local.

Ainda na quarta-feira, Patrícia apresentou emenda à Lei Orçamentária Anual, que contemplava a rua Vereador Carlos Emílio Kolling. A emenda foi rejeitada pela maioria dos votos, assim como as outras 20 apresentadas pela vereadora.

Patrícia questionou o secretário sobre a questão orçamentária para o asfaltamento. Segundo ele, o orçamento não é o problema, porém a previsão é para o próximo ano, devido à demanda.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

O MILAGRE DA MULTIPLICAÇÃO DAS HORAS DE TRABALHO

Vereadora Patrícia Beck questiona como a Secretária da Saúde afirma que cumpre 44 horas semanais, se as "contas" não fecham. Acompanhe!

O MILAGRE DA MULTIPLICAÇÃO DAS HORAS DE TRABALHO
Ontem participei do programa Ponto e Contra Ponto da Rádio ABC 900. O assunto mais abordado foi a denúncia que realizei de que a Secretária Municipal de Saúde não se dedica em turno integral à gestão e este também é um agravante para estarmos nesse caos...
A Secretária afirmou, o que em nota o prefeito já havia anunciado, de que cumpre carga horária de 44 horas. OK!
Vamos calcular para ver se o que o povo hamburguense paga à Secretária está sendo honrado, de fato?
Em um e-mail em que a Secretária da Saúde respondeu a um funcionário, ela afirma que seus horários na Secretaria são:
- Segunda: das 8h às 15h = 7 horas de trabalho (deve ter 1 hora de almoço);
- Terça: somente a tarde até às 18h ou 19h (para não ficar muito feio, vamos supor que a Secretária inicie seu trabalho às 13h, encerrando às 19h, mas ela pode encerrar antes) = 6 horas de trabalho na secretaria; DAS 9H ÀS 11H30MIN TRABALHA EM SEU CONSULTÓRIO PARTICULAR AQUI EM NOVO HAMBURGO;
- Quarta: não trabalha na Secretaria, pois está resolvendo assuntos particulares; mas, no consultório particular a Dra. Suzana atende. ZERO horas trabalhadas na Secretaria da Saúde;
ATENDE EM SEU CONSULTÓRIO PARTICULAR DE CAMPO BOM DAS 8H30MIN ÀS 12H.
- Quinta: o dia todo, presumimos que seja das 8h às 18h, com intervalo de almoço = 10 horas de trabalho (1h de intervalo, pelo menos);
- Sexta: somente a tarde até às 18h. Supondo que inicie seu turno às 13h = 5 horas de trabalho na Secretaria da Saúde. ATENDE NO SEU CONSULTÓRIO PARTICULAR DE CAMPO BOM, DAS 8H30MIN ÀS 12H.
- SÁBADOS E DOMINGOS A SECRETÁRIA REALIZA PLANTÕES NA UNIMED E NO HOSPITAL DE ESTÂNCIA VELHA. E se acontecer alguma emergência aqui em NH no final de semana? Como ficamos?
Vamos calcular? Segunda 7 horas trabalhadas, terça = 6 horas, quarta = ZERO, quinta = 10 horas trabalhadas, sexta = 5 horas trabalhadas na Secretaria.
Soma: 7 + 6 + 0 + 10 + 5 = 28 HORAS de trabalho semanal na Secretaria da Saúde, NÃO CONSEGUIMOS CHEGAR ÀS 44 HORAS QUE A SECRETÁRIA AFIRMOU QUE CUMPRE.
A Secretária se manifestou no programa Ponto e Contra Ponto de ontem, dizendo que:
1) A população não tem queixas objetivas sobre seu trabalho;
2) Depois que assumiu a Saúde ocorreram melhoras nos índices;
3) Acredita que consegue dar conta da Secretaria da Saúde, mesmo trabalhando 3 vezes por semana em seus consultórios particulares e aos finais de semana na Unimed e Hospital de Estância Velha;
4) O problema é que eu, vereadora/ fiscalizadora, gosto de polemizar;
5) Enquanto eu, vereadora, estou 3 anos na função, ela atua há mais de 30 anos como médica;
6) Nas situações de risco está presente;
7) Tem domínio da Secretaria, e sabe onde estão os nós críticos;
8) Quando faltam médicos assume no lugar;
9) Atua como médica nos seus consultórios particulares por opção, e não abre mão da profissão;
10) E ainda, o mais chocante, foi a tentativa de passar a responsabilidade do problema enfrentado pela dona Dalva à família, dizendo entender que a negação da doença é culpa da família e que isso gerou o caso crítico;
11) E por fim, afirmou que eu, vereadora Patrícia, sabia há um ano que ela atua como médica nos consultórios particulares acumulando funções.
VAMOS À VERDADE DOS FATOS!
1) A população reclama desesperadamente TODOS OS DIAS e qualquer problema relacionado à saúde pública municipal É DE SUA RESPONSABILIDADE, PORTANTO TOME PARA SI TODA E QUALQUER RECLAMAÇÃO SECRETÁRIA!
2) Desde que a senhora assumiu a Secretaria da Saúde vem colhendo e herdando o belo trabalho iniciado pelo ex-Secretário BOLZAN, PORTANTO SE HOUVE QUALQUER MELHORA NOS ÍNDICES DA SAÚDE FOI MÉRITO DO EX-SECRETÁRIO BOLZAN, QUE POR NÃO AGUENTAR TANTOS DESMANDOS PEDIU EXONERAÇÃO E QUEM PERDEU COM A SUA SAÍDA FOI A NOSSA GENTE!
3) A senhora não consegue dar conta do trabalho na secretaria atuando somente 28 horas semanais, QUANDO O POVO LHE PAGA PARA TRABALHAR, PELO MENOS 44 HORAS, DO CONTRÁRIO, O CONTRATO DA ONCOLOGIA NÃO ESTARIA PARADO POR 1 ANO, PACIENTES DE OFTALMOLOGIA NÃO ESTARIAM SEM ATENDIMENTO (E A CLÍNICA NÃO RECEBE HÁ DOIS MESES!), OS HAMBURGUENSES NÃO TERIAM DE IR PARA FILAS NOS POSTOS NA MADRUGADA PARA SEREM DISTRIBUÍDAS EM ALGUNS CASOS, 3 FICHAS; CIRURGIAS ELETIVAS ESTARIAM OCORRENDO... PORTANTO, A SENHORA NÃO CONSEGUE DAR CONTA DO TRABALHO SEM CUMPRIR COM DEDICAÇÃO EXCLUSIVA SUA FUNÇÃO!
4) O problema é que a vereadora Patrícia Beck foi eleita para fiscalizar a forma como o dinheiro público é investido e para defender os interesses do povo, e por isso vai atrás sim! Quero saber por que a população sofre tanto, é tão desrespeitada e humilhada. Por que a senhora não consegue pagar a clínica que atende nossa demanda de pacientes com problemas de visão, por que ainda não resolveu o problema dos pacientes excedentes que estão com câncer, por que o Hospital Geral não tem uma avaliação satisfatória na opinião da população e dos funcionários? Se isso é polemizar, a senhora NÃO VIU NADA AINDA! É só eu saber que mais algum paciente teve sua saúde comprometida pela má gestão dos serviços, ou eu saber que ocorreu algum óbito por negligência ou falta de estrutura, AÍ SIM TODOS IRÃO VER O QUE É POLEMIZAR! EU NÃO DEVO NADA, POR ISSO POSSO FALAR E COBRAR O QUE PRECISA SER FEITO!
5) Sim Secretária, eu estou vereadora há 3 anos E CUMPRO COM MINHAS RESPONSABILIDADES E COMPROMISSOS, JÁ A SENHORA QUE É MÉDICA HÁ MAIS DE 30 ANOS DEVERIA SABER QUE É IMPOSSÍVEL ASSUMIR UMA SECRETARIA DE SAÚDE COMO A DE NH, E CONTINUAR ATUANDO EM CONSULTÓRIOS PARTICULARES E HOSPITAIS DE OUTRAS CIDADES, POIS ESTAMOS FALANDO DE VIDAS, NÃO DE PAPÉIS QUE PODEM SER JOGADOS NO LIXO!
6) A senhora disse estar presente nas situações de risco??? Mas, quando foram essas situações de risco? QUANDO OCORREU A CONTAMINAÇÃO DA ALA NEO NATAL DO GERAL, EM QUE TENTEI FALAR COM A SENHORA PARA SABER O QUE ESTAVA ACONTECENDO NO FINAL DE SEMANA E NÃO CONSEGUI? O que é SITUAÇÃO DE RISCO PARA A SENHORA? EU QUE SOU "LEIGA" NA SAÚDE, CONSIDERO QUE TODO PROBLEMA REITERADO QUE CAUSE PREJUÍZOS (FINANCEIROS OU Á SAÚDE DOS CIDADÃOS) SÃO SITUAÇÕES DE RISCO, mas claro, essa é a opinião de uma pessoa que não é formada em medicina...
7) Se a senhora domina a Secretaria da Saúde e conhece onde estão os nós, POR QUE AINDA NÃO DESFEZ ESSES NÓS? PRO QUE AINDA ENFRENTAMOS OS MESMOS PROBLEMAS QUE ENFRENTÁVAMOS QUANDO A SENHORA ASSUMIU? O QUE ESTÁ ESPERANDO SECRETÁRIA? VAMOS LÁ! CREIO QUE CAPACIDADE NÃO LHE FALTE, QUEM SABE SEJA O TEMPO???
8) Quando faltam médicos a senhora assume no lugar? MAS, QUANDO ISSO OCORRE? A SENHORA TRABALHA QUE HORAS PARA CONSEGUIR "FAZER" TANTO? DURANTE A MADRUGADA???
9) Se a senhora não consegue cumprir de forma satisfatória suas responsabilidades na Secretaria da Saúde, minha opinião, e não abre mão de atuar em seus consultórios particulares, ESTÁ NA HORA DE TOMAR UMA DECISÃO, NÃO ACHA? O QUE NÃO PODE CONTINUAR ACONTECENDO É O POVO PAGAR PARA QUE A SENHORA ATUE COMO SECRETARIA E A SENHORA RECEBER INTEGRALMENTE SEUS VENCIMENTOS CUMPRINDO A METADE DO TEMPO EM SERVIÇOS!!!
10) E por favor, É FÁCIL JOGAR A RESPONSABILIDADE DA INCOMPETÊNCIA NA GESTÃO DA SAÚDE NAS COSTAS DOS FAMILIARES DE UMA PACIENTE QUE PODE ESTAR COM SUA VIDA EM RISCO PELA FALTA DE COMPROMETIMENTO DE QUEM DEVERIA LUTAR PARA SALVAR VIDAS!
11) E quanto a eu ter conhecimento de que a senhora atuava dessa forma há um ano, ISSO NÃO É VERDADE! SE IMAGINASSE QUE A SENHORA NÃO SE DEDICAVA À FUNÇÃO QUE OCUPAVA NA FSNH COMO DIRETORA TÉCNICA DO HOSPITAL GERAL CERTAMENTE JÁ TERIA COBRADO EXPLICAÇÕES E AINDA QUE TAIS JUSTIFICATIVAS FOSSEM LEGAIS, IRIA COBRAR MUDANÇAS, POIS SER LEGAL NÃO SIGNIFICA SER MORAL, COMO É O CASO, por exemplo, DE NEPOTISMO, NÃO É MESMO?!?
MENOS DESCULPAS E MUITO, MAS, MUITO MAIS AÇÕES!!! DEVES TOMAR UMA DECISÃO, O QUE QUERES FAZER, DE FATO! O QUE NÃO PODEMOS ADMITIR É QUE O POVO CONTINUE PAGANDO PARA SOFRER!!!
SE A SENHORA DIZ QUE CUMPRE 44 HORAS SEMANAIS, EXPLIQUE COMO CONSEGUE ESSE MILAGRE ATUANDO EM SEUS CONSULTÓRIOS PARTICULARES E FAZENDO PLANTÕES AOS FINAIS DE SEMANA, SEM CONTAR DA QUESTÃO DAS QUARTAS-FEIRAS...
CHEGA!!!
Aqui está o audio da entrevista, à partir dos 58min de programa:http://radioabc900.com.br/index.php/audio/32809

terça-feira, 24 de novembro de 2015

REVOLTA!

Revolta pelo sofrimento da dona Dalva, que estamos lutando para salvar de um sistema público de saúde falido por ser dirigido por gestores que não priorizam o ser humano! CHEGA!!! Preciso de ajuda!!!


Nora de paciente com câncer critica demora no atendimento em Novo Hamburgo

Por requerimento verbal de Patrícia Beck (PTB), Fabrícia Trindade, nora de Dalva Moreira de Andrade - cidadã que está com câncer e utiliza um pedaço de garrafa PET no seio para proteger o ferimento - ocupou a tribuna da Câmara para relatar o estado de saúde de sua sogra. O caso da paciente foi divulgado pela vereadora na sessão de quarta-feira, 18.

Segundo Fabrícia, desde o dia 1° de setembro, sua sogra busca atendimento e não obtém sucesso. A jovem ressaltou que Dalva mora em Novo Hamburgo, na rua Burma, 61, no bairro Rincão, refutando alegação da Prefeitura de que a paciente viveria em Estância Velha. 
Ela informou aos parlamentares que hoje recebeu uma ligação da Prefeitura marcando o atendimento na oncologia. Segundo Fabrícia, isso ocorreu logo após uma emissora de TV ter entrado em contato com elas e com o Executivo. Fabrícia acrescentou que hoje Dalva fez exames de sangue e o resultado desses testes são necessários para o início das oito sessões de quimioterapia as quais deverá ser submetida antes da cirurgia na mama. “A minha sogra não pode nem tomar banho normalmente, porque a água não pode escorrer no ferimento aberto. A dor é insuportável, nem morfina resolve. À noite, ela precisa dormir sentada.”
O presidente da Casa, Enfermeiro Vilmar (PR), alegou que a paciente teria demorado a procurar atendimento. Acredita, por isso, que a situação está tão grave.
Patrícia lembrou que o contrato entre a Prefeitura e a oncologia do Hospital Regina está defasado há um ano. Tanto a parlamentar como Fabrícia Trindade fizeram críticas à atuação da secretária municipal de Saúde, Suzana Ambros Pereira.   
Requerimento
De autoria da vereadora Patrícia Beck, foi aprovado por unanimidade o Requerimento n° 1870/2015, que solicita providências e informações do Poder Executivo em relação à disponibilidade da Secretária Municipal de Saúde para o exercício da função. Outros cinco parlamentares pediram para assinar junto o pedido de informação: Inspetor Luz (PMDB), Cristiano Coller (PDT), Jorge Tatsch (PPS), Professor Issur Koch (PP) e Sergio Hanich – Serjão (PMDB).
Manifestação
Cerca de quinze mulheres fizeram um protesto no plenário da Câmara, lembrando a situação da cidadã Dalva Moreira de Andrade. As manifestantes tinham sobre a blusa, no seio direito, um pedaço de garrafa PET, simulando a situação vivida pela paciente, e nas mãos carregavam uma vela.
Notícia: CMNH (http://portal.camaranh.rs.gov.br/noticias/nora-de-paciente-com-cancer-critica-demora-no-atendimento-em-novo-hamburgo)

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Patrícia pede melhorias para o município

Nesta semana, a vereadora Patrícia Beck encaminhou ao Executivo Municipal alguns Pedidos de Providências solicitando melhorias para a cidade.

Os pedidos são demandas enviadas pelos moradores e recolhidas por Patrícia nas fiscalizações por Novo Hamburgo.

Confira:

IND 3742/2015 - Indicação/Pedido de Providências
Autor: Patrícia Taine Beck
Solicita colocação de asfalto em buraco aberto pela prefeitura, na Rua São Luiz Gonzaga, entre as Ruas Joaquim Pedro Soares e Bento Gonçalves, Bairro Guarani.

IND 3743/2015 - Indicação/Pedido de Providências
Autor: Patrícia Taine Beck
Solicita providências na Rua Rio Negro, nº 131, Bairro Liberdade, a fim de conter os barrancos e reposicionar o poste que está em vias de cair.
IND 3709/2015 - Indicação/Pedido de Providências
Autor: Patrícia Taine Beck
Solicita operação tapa-buracos na Rua José de Alencar, trecho entre a Rua Tupinambá e a BR-116.

IND 3710/2015 - Indicação/Pedido de Providências
Autor: Patrícia Taine Beck
Solicita que a AES Sul seja acionada para que recupere ou faça a troca de poste na Rua Aluizio de Azevedo, em frente a saída do posto de gasolina, no Bairro Vila Nova.

IND 3711/2015 - Indicação/Pedido de Providências
Autor: Patrícia Taine Beck
Solicita conserto de buraco no passeio público na Rua Heron Domingues, em frente ao nº 388, no Bairro Canudos.

IND 3712/2015 - Indicação/Pedido de Providências
Autor: Patrícia Taine Beck
Solicita limpeza da Praça Papa João Paulo I, situada na Rua Rio Paraná, no Bairro Liberdade.

Presidente da Comissão de Saúde denuncia falta de atendimento para paciente com câncer


Na sessão desta quarta-feira, 18, a presidente da comissão de Saúde, Patrícia Beck (PTB), falou sobre o caso de uma senhora que está com o seio tomado por câncer. A cidadã hamburguense, com quem a vereadora conversou na manhã de ontem, precisa andar com um pedaço de garrafa PET no peito. Mesmo neste estado, porém, ela não consegue atendimento por meio do SUS, segundo a parlamentar.


Patrícia contou que foi atrás de informações sobre a situação e descobriu que o contrato de tratamento oncológico entre o Município e o Hospital Regina está defasado. Atualmente, aponta a vereadora, o número de pacientes é quase o dobro do número de vagas. Assim, muitos simplesmente ficariam sem atendimentos.
A parlamentar também tentou entrar em contato com a secretária municipal de Saúde, Suzana Ambros Pereira, sem sucesso. De acordo com Patrícia, a responsável pela pasta atua como médica em outros municípios e também aqui em Novo Hamburgo. “Eu que sou vereadora estou manhã, tarde e noite correndo, recebendo demandas, indo atrás. Como uma secretária consegue dar conta, trabalhando tantas horas como médica?”, questiona.
A presidente da comissão de Saúde pediu apoio de todos os demais vereadores para encontrar uma saída para este e outros casos, e disse que levará as informações ao Ministério Público.

*Notícia: CMNH

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Patrícia verifica sistema de agendamentos na UBS Canudos

Na semana passada, a vereadora Patrícia Beck esteve na UBS Canudos verificando reclamações sobre a forma de agendamento na unidade. Na ocasião, Patrícia sugeriu que as fichas fossem distribuídas pela manhã e o agendamento já fosse realizado em seguida, para que o usuário não precisasse voltar na parte da tarde, como estava sendo feito, o que foi acatado pela coordenação da UBS no primeiro momento.

Na manhã desta terça-feira, a vereadora retornou ao posto de saúde para fazer a fiscalização. Após conversar com alguns moradores que aguardavam na fila, cerca de cem usuários, Patrícia pôde confirmar novamente a insatisfação da população que utiliza o sistema.


Assim que começou o atendimento, Patrícia pode perceber uma melhor organização da unidade no agendamento após a sugestão da semana passada. Em cerca de uma hora, a fila que existia no começo já havia acabado.

A vereadora Conversou com a coordenadora Clari Tittelo , que confirmou que a partir de agora o usuário poderá retirar a ficha e escolher se quer agendar a consulta no inicio da manhã ou no decorrer, até as 15h00.

Clínica Recomeçar propõe ação preventiva ao uso de drogas

No último dia 12, a vereadora Patrícia esteve em visita à clínica Recomeçar para conhecer o trabalho voluntário que é realizado pela equipe na prevenção do uso de drogas por jovens e adolescentes.

Durante a sessão desta segunda-feira, 16, a convite de Patrícia, a psicóloga responsável técnica da Clínica, Suziane Santos, esteve na Câmara para propor ação conjunta em um projeto de esclarecimento e prevenção ao uso de drogas. A proposta busca esclarecer os pais e responsáveis a perceberem antecipadamente comportamentos e atitudes que podem levar o jovem ou adolescente a entrar para o mundo das drogas.

A atividade realizada pela equipe consiste em dar palestras em escolas e outros locais públicos, onde serão também arrecadados alimentos, que serão direcionados ao Banco de Alimentos. Nas palestras, a equipe da clínica auxiliará os responsáveis na identificação de sinais de alerta para agir preventivamente.

Também na tarde de segunda-feira, os vereadores Patrícia Beck, Cristiano Coller (PDT) e Jorge Tatsch (PPS), integrantes da comissão de Saúde, acordaram em solicitar a presença dos secretários de Saúde e Educação, bem como da coordenadora da 2ª Coordenadoria Regional de Educação e o coordenador do Banco de Alimentos para conhecerem o projeto que visa orientar os pais e responsáveis na prevenção

A vereadora reitera os parabéns ao trabalho realizado pela equipe e salienta que a Comissão de saúde será parceira desta proposta, que é de grande importância para a população.


*Com informações da CMNH



segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Patrícia verifica problema de agendamento na UBS Canudos



A vereadora Patrícia Beck esteve na última terça-feira, 10, na UBS Canudos. O objetivo da visita foi verificar problemas na forma de agendamento no posto.

Em relatos nas Redes Sociais, moradores reclamaram da forma como o agendamento é realizado. Conforme informado, a unidade disponibiliza as fichas de atendimento na parte da manhã, e o usuário deve voltar no início da tarde para fazer o agendamento da consulta, o que impossibilita muitos de concluir o agendamento por precisarem se dedicar a outras funções.

Patrícia conversou com a Coordenadora Clari Tittelo, responsável pelo local, que prontamente expôs e confirmou os relatos.

A vereadora sugeriu que o atedimento fosse agendado na parte da manhã para favorecer a população e também agilizar o trabalho da equipe da Unidade.

Na última quarta-feira, 11, atendendo à solicitação de Patrícia, os agendamentos ocorreram da forma sugerida, o que foi confirmado pela vereadora no retornou ao local para fiscalizar.

Patrícia continuará fiscalizando nos próximos dias, para que possa encontrar junto com a coordenação da UBS, uma forma de facilitar o atendimento à população e o trabalho dos agentes de sáude.

AUDIÊNCIA PÚBLICA: Tempo de espera para realização de cirurgias eletivas

A Comissão de Sáude da Câmara, no qual a vereadora Patrícia Beck é presidente, promove no próximo dia 26, Audiência pública para debater o TEMPO DE ESPERA PARA REALIZAÇÃO DE CIRURGIAS ELETIVAS.

A Audiência ocorrerá no Plenário da Câmara de Vereadores à partir das 18h30.

PARTICIPE!


quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Patrícia encaminha Pedidos da População

Nesta semana, a vereadora patrícia encaminhou diversos Pedidos de Providências solicitando melhorias para a cidade.

Os pedidos são demandas solicitadas pela população e coletados pela vereadora nas fiscalizações pela cidade. Confira-os:

IND 3582/2015 - Indicação/Pedido de Providências
Autor: Patrícia Taine Beck
Solicita recuperação da pista da Rua Campo Bom, em frente ao nº 1621, no Bairro Canudos.

IND 3583/2015 - Indicação/Pedido de Providências
Autor: Patrícia Taine Beck
Solicita limpeza das bocas-de-lobo da Rua Sebastião Fernandes de Lima, no Bairro Boa Saúde.

IND 3584/2015 - Indicação/Pedido de Providências
Autor: Patrícia Taine Beck
Solicita conserto de buraco no passeio público na Rua Alonso Berwanger, em frente ao nº 160, Bairro Canudos.
IND 3639/2015 - Indicação/Pedido de Providências
Autor: Patrícia Taine Beck
Solicita limpeza no terreno da Prefeitura na esquina das Ruas São Luiz Gonzaga e Itapirú, Bairro Guarani.

IND 3640/2015 - Indicação/Pedido de Providências
Autor: Patrícia Taine Beck
Solicita operação tapa-buracos na Rótula Carlos Gaspar Eckardt, Bairro Centro.

IND 3641/2015 - Indicação/Pedido de Providências
Autor: Patrícia Taine Beck
Solicita operação tapa-buracos na Rua São Luiz Gonzaga, trecho entre a Rua Aluizio de Azevedo e a ponte, Bairro Vila Nova.

IND 3642/2015 - Indicação/Pedido de Providências
Autor: Patrícia Taine Beck
Solicita recolhimento de galhos na Praça Quinze de Novembro, Bairro Guarani.

IND 3643/2015 - Indicação/Pedido de Providências
Autor: Patrícia Taine Beck
Solicita recuperação dos quebra-molas instalados em pontos da Rua Demétrio Ribeiro, Bairro Vila Nova-Guarani.

IND 3644/2015 - Indicação/Pedido de Providências
Autor: Patrícia Taine Beck
Reitera a necessidade de conserto de buraco no passeio público na Rua São Luiz Gonzaga, esquina com a Rua Prudente de Moraes, Bairro Guarani.

IND 3645/2015 - Indicação/Pedido de Providências
Autor: Patrícia Taine Beck
Reitera a necessidade de conserto de buraco no passeio público da Rua Imbuia, próximo da esquina com a Rua Demétrio Ribeiro, Bairro Guarani.

IND 3672/2015 - Indicação/Pedido de Providências
Autor: Patrícia Taine Beck
Solicita que a AES Sul recupere ou faça a troca de poste na Rua Duque de Caxias, em frente ao nº 8, Bairro Ideal.

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Patrícia pede informações sobre a Fundação de Saúde

Na última segunda-feira, 19, a vereadora Patrícia Beck encaminhou alguns requerimentos solicitando informações. Entre eles, estão os de nº 1792/2015 e 1788/2015, que solicitam informações sobre as verbas destinadas à Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo, autorizadas pelas Leis Municipais nº 2.770/15 e 2.771/2015.

Dentre as questões solicitadas nos requerimentos, estão informações sobre os Projetos de Aquisição de equipamentos e materiais permanentes para neurologia; obra da antiga sala de emergência; ampliação da área física do SAMU, parte interna e externa; indenização do Prédio do SIDI (proposta do conselho curador 18/11) e Subestação e Casa de Máquinas, conforme disposto nas Leis que destinaram as verbas.


Além destes, Patrícia ainda solicitou cópia dos relatórios da gestão Municipal da Saúde referente ao 2º quadrimestre de 2015, e anexos, através do Requerimento nº 1790/2015.

A vereadora Patrícia salienta, que fiscalizar o dinheiro público e principalmente os valores aprovados pelo legislativo, é uma das atribuições do vereador, por isso espera respostas concretas quanto aos questionamentos.


terça-feira, 10 de novembro de 2015

Patrícia busca abatimento na conta de água das famílias atingidas pelos alagamentos



Na última sexta-feira, 06, a vereadora Patrícia Beck esteve no sede da COMUSA- Serviços de água e esgoto de Novo Hamburgo, onde se reuniu com o Diretor Alvaro Alencar. O motivo da reunião foi tratar da possibilidade de desconto na conta de água para as famílias que tiveram suas casas alagadas devido o mal planejamento dos órgãos da prefeitura contra as enchentes.

O desconto solicitado pela vereadora, são para os moradores que tiveram suas casas inundadas pelo transbordamento de arroios e outros problemas relacionados a falta de planejamento do executivo e que necessitaram gastar mais do que o habitual de água para a limpeza dentro e fora de suas residências, tendo um acréscimo do valor, que excedeu a média das contas referente ao período.

A vereadora levou os registros da conta de duas pessoas, que tiveram o valor duplicado devido ao excesso de consumo para a limpeza do barro acumulado, para a verificação do diretor. Lembrou ainda, que nos dois últimos anos já houveram abatimentos devido ao mesmo problema. Veja as matérias: 2013 2014.

O Diretor Alvaro confirmou que fará a avaliação para o desconto e dará um retorno à parlamentar.


sexta-feira, 6 de novembro de 2015

INFORMATIVO VEREADORA PATRÍCIA BECK!

Mais uma edição do Informativo da Vereadora Patrícia Beck, um mecanismo para informar sobre seu trabalho e prestar contas à comunidade. O informativo traz notícias referentes ao mandato da vereadora de uma forma mais direta.

Quer receber o informativo em seu e-mail? Deixe-os nos comentários que enviamos a você! :)





quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Pedidos da população são encaminhados

Segue a listagem de pedidos da população encaminhados à Prefeitura pela vereadora nesta semana:

IND 3512/2015 - Indicação/Pedido de Providências
Autor: Patrícia Taine Beck
Solicita recolhimento de lixo no início da Estrada Leopoldo Petry, sentido centro-bairro, Bairro Canudos.

IND 3513/2015 - Indicação/Pedido de Providências
Autor: Patrícia Taine Beck
Solicita operação tapa-buracos na rótula da Rua Guia Lopes com a Estrada Leopoldo Petry, Bairro Canudos.

IND 3514/2015 - Indicação/Pedido de Providências
Autor: Patrícia Taine Beck
Solicita operação tapa-buracos na Estrada da Integração, próximo à entrada da prainha.

IND 3515/2015 - Indicação/Pedido de Providências
Autor: Patrícia Taine Beck
Solicita reposição da placa indicativa de ruas, na esquina das Ruas Voluntários da Pátria, em frente ao nº 265, esquina com a Rua Osvaldo Aranha, Bairro Pátria Nova.

IND 3516/2015 - Indicação/Pedido de Providências
Autor: Patrícia Taine Beck
Solicita repintura da sinalização de solo na Rua Voluntários da Pátria, esquina com a Rua Osvaldo Aranha, Bairro Pátria Nova.

IND 3517/2015 - Indicação/Pedido de Providências
Autor: Patrícia Taine Beck
Solicita repintura da faixa de segurança para pedestres na esquina das Ruas Voluntários da Pátria e Flores da Cunha, Bairro Pátria Nova.

IND 3518/2015 - Indicação/Pedido de Providências
Autor: Patrícia Taine Beck
Solicita operação tapa-buracos na esquina das Ruas Voluntários da Pátria e João Pessoa, Bairro Pátria Nova.

IND 3519/2015 - Indicação/Pedido de Providências
Autor: Patrícia Taine Beck
Solicita operação tapa-buracos na Rua Bento Gonçalves, em frente ao nº 1576, Bairro Pátria Nova.

IND 3520/2015 - Indicação/Pedido de Providências
Autor: Patrícia Taine Beck
Solicita troca de tampa da boca-de-lobo na Rua Bento Gonçalves, em frente ao nº 1590, Bairro Pátria Nova.

IND 3521/2015 - Indicação/Pedido de Providências
Autor: Patrícia Taine Beck
Solicita repintura da faixa de segurança para pedestres na esquina das Ruas João Antônio da Silveira e Domingos de Almeida, Bairro Centro.

IND 3522/2015 - Indicação/Pedido de Providências
Autor: Patrícia Taine Beck
Solicita conserto de buraco no passeio público na Rua Augusto Jung, em frente ao nº 36, Bairro Centro.

IND 3523/2015 - Indicação/Pedido de Providências
Autor: Patrícia Taine Beck
Solicita repintura da faixa de segurança para pedestres na esquina das Ruas Júlio de Castilhos e João Antônio da Silveira, Bairro Centro.

IND 3524/2015 - Indicação/Pedido de Providências
Autor: Patrícia Taine Beck
Solicita operação tapa-buracos na Rua Campinas, no trecho entre os nºs 249 e 251, Bairro Centro.