quinta-feira, 12 de julho de 2018

Lembram que eu tinha me comprometido com vocês de ir até Porto Alegre?

Obrigada a cada um que respondeu a enquete no Grupo Novo Hamburgo!
Na manhã de ontem, estive na Secretaria Estadual de Saúde para conversar sobre a Central Estadual de Regulação das Urgências (SAMU). Estiveram comigo o médico e coordenador da emergência do Hospital Geral, Lucio Dornelles, a diretora de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Maristela Saúl, e as assessoras do Secretário Estadual de Saúde, Serenita Maria Poggio e Rosane Motta.
Levei minha preocupação em relação a dificuldade de acesso ao 192 que tem ocorrido com frequência. Além disso, deixei para o Secretário Estadual de Saúde, cópia dos relatos de vários hamburguenses que se manifestaram nas redes sociais, falando sobre o não atendimento do SAMU.
O que foi nos passado é uma dificuldade na contratação de médicos para a Regulação Estadual do SAMU. Um número grande de profissionais pediram exoneração de suas funções e mesmo com um processo emergencial para a contratação aberto, o Estado tem encontrado resistências para admitir novos médicos.
Conversamos sobre algumas possibilidades, entre elas de se permitir que tanto a Guarda Municipal quanto a Brigada Militar possam fazer contato com a Regulação, o que hoje não acontece em função de algumas portarias do Ministério da Saúde. Além do mais, conversamos sobre a criação de uma Regulação Regional. Foi nos passado que o próprio Secretário da Saúde tem conversado diretamente com o governador Sartori, a fim de buscar a solução para esta questão tão urgente e que tem trazido verdadeiros transtornos para a nossa gente.
Já estou em contato com alguns vereadores do Vale dos Sinos, para que juntos possamos construir uma moção, que vai reforçar junto à Secretaria Estadual de Saúde e posterior ao Ministério da Saúde, medidas emergenciais, pois se hoje o atendimento não está sendo satisfatório e atendendo as demandas da nossa gente, é preciso tomar medidas para que haja a garantia da finalidade do SAMU, que é chegar precocemente à vítima, conectando-a aos serviços que necessita com toda brevidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário