sexta-feira, 4 de abril de 2014

Você correria pelo Autismo?

Na quarta-feira, 02 de abril, a presidente do Centro de Desenvolvimento e Amparo ao Autista (CDAA-NH), Tanara Sabrina Lucas, participou da sessão a convite da vereadora Patrícia Beck, para convidar a comunidade para a 1ª Corrida Pelo Autismo, que será realizada no sábado dia 05 de abril as 10 horas, com concentraçao na Pista de Eventos e dispersao na Praça do Imigrante.
CORRE que ainda dá tempo, entre no site http://www.cdaanh.org/corrida_autismo.html e inscreva-se.






Entenda o que é o Autismo:

O Autismo é um transtorno global de desenvolvimento marcado por três características fundamentais:

Inabilidade para interagir socialmente

A criança não se reconhece pelo nome. Os pais a chamam e ela não responde. Como ela é capaz de identificar outros sons, não se trata de um problema de surdez. A criança prefere ficar sozinha. Quando deixada deitada no berço ela não reclama, parece preferir o berço ao colo dos pais. A criança não fala, não olha e mostra certa apatia. Tem uma fisionomia pouco expressiva e não interage com outras crianças. Crianças sem autismo geralmente imitam os adultos e querem todas as atenções voltadas para ela, já as crianças com sinais de autismo não acompanham os acontecimentos a sua volta.

Dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se e manter um diálogo

Quando a mãe sai para trabalhar ou volta do trabalho, a criança não mostra interesse por ela. Crianças de cerca de um ano com autismo vão de colo em colo e não estranham as pessoas, como seria esperado de uma criança nesta idade. Durante a amamentação, a criança com autismo não interage com a mãe. Os autistas muitas vezes separam os objetos por cor, tamanho, etc. mantendo comportamentos repetitivos e sem finalidade aparente. A criança fica horas fazendo o mesmo movimento, com o mesmo objeto. No início pode parecer apenas ser uma criança tranquila, mas isso pode ser um dos sinais da doença. Um dos movimentos mais comuns é ficar rodando um objeto.

Padrão de comportamento restritivo e repetitivo

A criança pode apresentar movimentos corporais repetidos, como movimentos de balanço, as vezes, até de forma violenta. A criança utiliza as pessoas como instrumento. Pega na mão do adulto e o leva até o lugar onde quer que ele faça algo que ela deseja, ao invés de pedir o que quer na forma de uma solicitação verbal.

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