Foto: Jorge Boruszewski
Patrícia Beck encaminhou a Moção de nº 16/2013, que manifesta apelo para que a Metroplan assuma a construção da ponte da Avenida dos Municípios, sobre o Arroio Pampa, na divisa dos municípios de Novo Hamburgo e Campo Bom. Esta obra onde a ponte é fundamental em razão do Arroio Pampa que corta a via, foi idealizada em 1989, para integrar ambas as cidades, além de ser uma importante ligação com os municípios de Sapiranga e São Leopoldo.
A Avenida dos Municípios teve seu primeiro projeto criado em 2005, e a primeira licitação para a construção da ponte lançada em 2007, na qual não houve interessados em realizar a obra forçando uma nova concorrência pública lançada em 2009, e que novamente nenhuma empresa participou. E que diante da situação o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), então, tentou realizar a contratação direta, mas a Procuradoria-Geral do Estado não autorizou o procedimento.
Dessa forma o projeto foi submetido a uma reformulação de cálculo estrutural com o objetivo de atrair interessados, sendo realizada novamente concorrência pública, e depois de ser encontrada uma empresa vencedora da licitação e definido o valor e a origem do recurso para a obra, a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Seinfra) e o Daer, informaram que o valor de R$ 1.198.218,56 não poderá mais sair da arrecadação da praça do pedágio da RS-239, em Campo Bom, pois os pedágios passaram para a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), resultando na falta dos recursos necessários para a construção da ponte. Os trechos de Campo Bom e Novo Hamburgo da Avenida dos Municípios estão prontos, o que ainda está faltando é a construção da ponte sobre o Arroio Pampa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário