Iniciou na segunda-feira, dia 26 de agosto, mais uma edição da oficina A Hora do Idoso, que contempla pessoas na melhor idade (com mais de 50 anos) com aulas de informática básica. A iniciativa é da Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital (SETID). Ao todo 80 idosos, divididos em quatro turmas, terão aulas presenciais uma vez por semana, das 9 às 11h30. As atividades acontecem no telecentro do Espaço Cultural Albano Hartz (Calçadão Osvaldo Cruz, 112, Centro).
De acordo com o professor de informática, Carlos Roberto Gonçalves, o objetivo da capacitação é ensinar noções básicas sobre informática, internet e redes sociais. Gonçalves explicou que a informática na terceira idade traz inúmeros benefícios, por se tratar de uma atividade que auxilia na capacidade intelectual do idoso. “Além de proporcionar o aprendizado de algo novo, melhora a autoestima e fortalece a convivência humana e a interação social, por meio das redes sociais”, destacou. A aposentada Irene Dora Schumann, 70, uma das participantes, ressaltou que a oficina auxilia a aproximação da terceira idade com as ferramentas digitais. “Com o avanço das tecnologias nós idosos precisamos nos inteirar dos benefícios da informática”, afirmou.
Inclusão e capacitação
Atualmente Novo Hamburgo conta com 17 telecentros e há previsão de que mais três sejam inaugurados. Conforme o diretor de Inclusão Digital da SETID, Guilherme Zimmermann, além de oferecer os computadores que permitem o acesso à internet, a Prefeitura proporciona um apoio a esses usuários através dos cursos. “As oficinas visam instruir os frequentadores dos telecentros a fazerem um bom uso dos equipamentos”, explicou. Como todas as turmas já estão fechadas, interessados em participar podem realizar a inscrição para a lista de espera, pelos telefones 3594-9949 e 156, ou pelo portal: caminhodigital.novohamburgo.rs.gov.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário