A vereadora Patricia Beck acaba de ser entrevistada pela equipe de reportagem da Rede Record sobre o Projeto de Resolução que acaba com as diárias para os vereadores que viajarem em representação. Se o projeto for aprovado, os vereadores poderão viajar no máximo 3 vezes ao ano, e todas as despesas de diárias, alimentação e deslocamentos deverão ser custeadas com recursos próprios. O vereador só poderá solicitar ressarcimento das despesas após apresentar a prestação de contas com as notas fiscais que comprovem os gastos. Hoje, os vereadores podem viajar quantas vezes acharem necessárias (dentro do orçamento disponível da Câmara), recebem adiantamento das diárias, que para fora do Estado equivale a R$ 848,23 e os vereadores não são obrigados a devolver valores não gastos.
Quando a vereadora viajou à Brasília, em junho para pedir aos deputados federais e senadores que votassem contra a descriminalização das drogas, e recebeu a diária, que considerou um valor muito alto, por isso dividiu o quarto do hotel que ficou com mais duas integrantes do grupo, reduzindo os gastos e dessa forma conseguiu devolver quando retornou R$ 580,30.
A partir deste momento surgiu a ideia de apresentar um projeto que limitasse as diárias e que só liberasse valores após a comprovação dos gastos. No projeto também foi solicitado que toda a prestação de contas de viagens realizadas pelos vereadores sejam apresentadas no portal de transparência para que todos os cidadãos tenham acesso.
Segundo a equipe de reportagem, esta entrevista será transmitida no Balanço Geral, no Fala Brasil e no Jornal da Record.
Nenhum comentário:
Postar um comentário