quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Novo Hamburgo está entre as cidades gaúchas que serão polos da Cadeia Binacional do PET

Mais investimentos para Novo Hamburgo

Investimentos em Novo Hamburgo da Cadeia Solidária Binacional do PET!!! Uma ação entre RS e Uruguai para recuperar um passivo ambiental do plástico no meio ambiente e a qualificação dos nossos recicladores urbanos.

http://vereadorapatriciabeck.blogspot.com.br/2013/12/mais-investimentos-para-novo-hamburgo.html

A matéria acima, foi postada em dezembro de 2013, aqui no blog.
Para relembrar, naquele mês a vereadora Patrícia acompanhou o secretário estadual de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sesampe), Maurício Dziedricki, em uma visita ao Jornal NH, para anunciar o funcionamento da usina que transforma garrafas PET em grãos em Novo Hamburgo. 

Passados quase três meses do anuncio feito por Maurício, a Prefeitura informa que Novo Hamburgo será um dos pólos gaúchos da Cadeia Solidária Binacional, que é uma ação entre o Brasil (mais precisamente Rio Grande do Sul e Minas Gerais) e Uruguai, e abrange desde a catação das garrafas, passando pela transformação de PET em grãos, até a confecção de fibra, fio e tecido.
O projeto irá proporcionar uma renda maior aos trabalhadores envolvidos, além de auxiliar na preservação do meio ambiente, sabendo que a garrafa PET é um dos descartes que demora mais tempo para se decompor. 

Entenda o processo que passará a PET, até chegar na confecção: 

Primeiramente a garrafa é coletada e transformada em grãos no Rio Grande do Sul, depois a cooperativa uruguaia, transforma os grãos em fibra sintética, passando após, para Minas Gerais onde as fibras sintéticas serão transformadas em fibra, fio e tecido, então, finalmente o material volta para o Rio Grande do sul e as cooperativas de costureiras confeccionam sacolas, camisetas, calçados e outros artigos.

O pólo hamburguense esta em fase de finalização do prédio onde irá funcionar o projeto. Com ele o município criará uma nova opção de trabalho, unindo várias cooperativas de catadores na região.
Em Novo Hamburgo o projeto é desenvolvido pela Prefeitura por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR).

Segundo a Gerente de Economia Solidária da SEDETUR, Maria Inês Schemes Hackler, a inauguração do pólo da Cadeia PET em Novo Hamburgo, será feita após a primeira inauguração que será no Uruguai, e após o termino da estação de tratamento do município. 

Além de Novo Hamburgo, as cidades de Santa Cruz do Sul, Passo Fundo , Jaguarão e Canoas, também serão encarregadas de transformar a garrafa PET em grãos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário