Mais investimentos para Novo Hamburgo
Investimentos
em Novo Hamburgo da Cadeia Solidária Binacional do PET!!! Uma ação
entre RS e Uruguai para recuperar um passivo ambiental do plástico no
meio ambiente e a qualificação dos nossos recicladores urbanos.
http://vereadorapatriciabeck.blogspot.com.br/2013/12/mais-investimentos-para-novo-hamburgo.html
A matéria acima, foi postada em dezembro de 2013, aqui no blog.
Para relembrar, naquele mês a vereadora Patrícia acompanhou o secretário estadual de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sesampe), Maurício Dziedricki, em uma visita ao Jornal NH, para anunciar o funcionamento da usina que transforma garrafas PET em grãos em Novo Hamburgo.
Passados quase três meses do anuncio feito por Maurício, a Prefeitura informa que Novo Hamburgo será um dos pólos gaúchos da Cadeia Solidária Binacional, que é uma ação entre o Brasil (mais precisamente Rio Grande do Sul e Minas Gerais) e Uruguai, e abrange desde a catação das garrafas, passando pela transformação de PET em grãos, até a confecção de fibra, fio e tecido.
O projeto irá proporcionar uma renda maior aos trabalhadores envolvidos, além de auxiliar na preservação do meio ambiente, sabendo que a garrafa PET é um dos descartes que demora mais tempo para se decompor.
Entenda o processo que passará a PET, até chegar na confecção:
Primeiramente a garrafa é coletada e transformada em grãos no Rio Grande do Sul, depois a cooperativa uruguaia, transforma os grãos em fibra sintética, passando após, para Minas Gerais onde as fibras sintéticas serão transformadas em fibra, fio e tecido, então, finalmente o material volta para o Rio Grande do sul e as cooperativas de costureiras confeccionam sacolas, camisetas, calçados e outros artigos.
O pólo hamburguense esta em fase de finalização do prédio onde irá funcionar o projeto. Com ele o município criará uma nova opção de trabalho, unindo várias cooperativas de catadores na região.
Em Novo Hamburgo o projeto é desenvolvido pela Prefeitura por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR).
Segundo a Gerente de Economia Solidária da SEDETUR, Maria Inês Schemes Hackler, a inauguração do pólo da Cadeia PET em Novo Hamburgo, será feita após a primeira inauguração que será no Uruguai, e após o termino da estação de tratamento do município.
Além de Novo Hamburgo, as cidades de Santa Cruz do Sul, Passo Fundo , Jaguarão e Canoas, também serão encarregadas de transformar a garrafa PET em grãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário