terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

E agora, vai?





Na manhã desta terça-feira (23/02), a vereadora Patrícia Beck se reuniu com o novo secretário de saúde de Novo Hamburgo, Rodrigo Pacheco de Lima, e apresentou diversas demandas da população, incluindo casos graves, acumulados devido à falta de gestão da Fundação de Saúde Pública do município. A falta de gestão por parte da FSNH foi justamente o assunto de maior ênfase no encontro, pois a vereadora pediu que a Secretaria de Saúde fiscalize e garanta que os serviços estipulados nos contratos da Fundação com o município sejam realizados corretamente.

Patrícia apontou várias ocorrências em diferentes áreas da saúde em Novo Hamburgo:

Central de Marcação – a vereadora questionou a demora no cadastramento de pacientes na Central de Leitos. Segundo Pacheco, um mutirão será organizado para resolver as requisições acumuladas e estudará uma forma de associar pedido e cadastro no mesmo dia, junto à Central de Marcação.
Patrícia ainda indagou sobre o número restrito utilizado pela Central para contatar os pacientes a fim de marcar as cirurgias tão aguardadas. Com a restrição do número do telefone utilizado, os cidadãos não conseguem retornar a ligação, caso não possam atender no momento. A parlamentar cobrou que um telefone com identificação passe a ser utilizado e sugeriu que a população seja informada sobre o número e sobre a importância do telefonema, ao realizar o pedido à Central de Marcação. O secretário afirmou que vai estudar a sugestão.

Especialistas – a parlamentar cobrou a falta de profissionais.
Oftalmologia: casos do final do ano passado foram apresentados. Pacheco assegurou que já reuniu clínicas para solucionar as demandas passivas e que em torno de 30 dias, todas as ocorrências pendentes estarão em dia.
Dermatologia, Otorrinolaringologia e Proctologia: o secretário garantiu que um edital será aberto para a contratação de novos especialistas.

Hospital Municipal – a vereadora Patrícia Beck exigiu o cumprimento da lei que estipula existência de um diretor de administração hospitalar, função essencial para organização e funcionamento correto de todo o ambiente.
Ela também apresentou denúncias sobre a falta de utensílios básicos, como lençóis e panos para limpeza dos pacientes.
Ressonâncias e Tomografias: os contratos destes serviços estão se encerrando e a renovação será feita em breve. A vereadora Patrícia apontou que a oferta de exames está muito abaixo da demanda e precisa ser aumentada.
Ecografia Vascular: também será feita a contratação deste serviço para atender os casos que estão em espera, sendo atendidos cronologicamente.
A parlamentar apresentou uma lista de quatro folhas com nomes de pacientes em alto risco que esperam por cirurgia ou tratamento há muito tempo. Em alguns casos, a espera é de 4 anos.
Patrícia também questionou sobre a licitação do dinheiro para a reforma do bloco cirúrgico, que está parada. O secretário Rodrigo Pacheco de Lima se comprometeu a averiguar e dar retorno à vereadora sobre todas as questões.

Unidade de Saúde da Família – a vereadora reclamou da falta de médicos nas USF quando o profissional da unidade entra em férias. Patrícia cobrou uma melhor organização nessas situações, para que a população não fique sem atendimento.
Ela ainda indagou como serão garantidas as vacinas antitetânicas para mulheres grávidas. O secretário irá analisar e dar retorno.

Além disso, a vereadora Patrícia Beck exigiu que seja cumprido o Art 23 da Lei Orgânica Municipal, que dá livre acesso aos vereadores para que fiscalizem os hospitais e postos de saúde da cidade, não podendo ser barrados e convidados a se retirar.
Patrícia também fez um apelo para que o secretário Pacheco olhe pela saúde da mulher hamburguense, disponibilizando todos os tratamentos e orientações neonatais, ginecologia e cirurgias de útero.

A vereadora ressaltou que, independente de bandeira partidária, o que deve prevalecer é uma saúde digna para toda a população.


Nenhum comentário:

Postar um comentário