Após a denúncia de ontem, da Solução de Glicose vencida desde junho/2017 que foi ocultada com um adesivo, fornecida a uma gestante no Hospital Municipal, hoje pela manhã estive reunida com o Coordenador e Responsável Técnico do Laboratório Municipal, Vinícius Vieira, para questionar o fato ocorrido. Vinícius admitiu que houve uma “falha no processo de conferência da validade dos frascos de Solução de Glicose”.
No entanto, como fiscalizadora e representante dos interesses da população, não posso ignorar os seguintes fatos:
1) Se a mãe da paciente que recebeu o frasco com adesivo colado sobre a data vencida não tivesse vindo às redes sociais relatar o caso, a Solução de Glicose vencida desde junho deste ano, continuaria sendo distribuída;
2) A paciente que recebeu a Solução de Glicose vencida é gestante e estava fazendo o teste de tolerância à glicose, será que o teste pode ser considerado válido e seguro?
3) Se ocorreu uma “falha” no processo de conferência da validade dos frascos de Solução de Glicose, seria uma coincidência que o adesivo seja colado sobre a data?
4) Se desde junho a validade desta Solução de Glicose NÃO foi conferida, com que frequência ocorrem as conferências de estoque e validade dos medicamentos do Hospital Municipal?
5) E por fim, se a Solução de Glicose está vencida desde JUNHO/2017, significa que desde então, todos os pacientes receberam o composto vencido?
Isto é inadmissível! Continuarei acompanhando esta situação e fiscalizando com mais intensidade, mas aviso, não ficará assim! A minha equipe está finalizando a denúncia com todas as informações e provas que consegui, pois irei encaminhar ao Ministério Público e ao Conselho Federal de Farmácia.
Mais respeito e cuidado com a nossa gente, é o MÍNIMO que espero…
E vai ter fiscalização, SIM!
Vai ter grito, SIM!
E vai ter fiscalização, SIM!
Vai ter grito, SIM!
Nenhum comentário:
Postar um comentário