quinta-feira, 27 de junho de 2013

COLUNA PAPO DE MULHER - "O futuro depende de nós..."


Se tinha algo que estava na boca do povo nestes últimos dias era a PEC 37. Essa Proposta de Emenda à Constituição que limitaria o poder do Ministério Público nas investigações foi engavetada essa semana na Câmara dos Deputados. Caso fosse aprovada, o poder de investigação criminal seria exclusivo das polícias federais e civis.

A força das mobilizações e manifestações nas foi fundamental para que a PEC 37, fosse derrubada, com os 430 votos contrários e 9 favoráveis. Afinal esse também era um dos motivos pelos quais os brasileiros foram e ainda estão indo as ruas. A votação que estava marcada para o dia 3 de julho foi adiantada, graças aos protestos ocorridos pelo Brasil. O povo está percebendo o seu poder e o seu valor!

E como eu já falava em outro momento, me sinto orgulhosa pelos resultados que esses manifestos – aqueles que não envolvem depredações – estão gerando. São como as placas dizem, não é apenas pelos 20 centavos e sim pela dignidade humana que surgem estes atos. É a boa e velha luta por justiça. “É o arremangar das mangas”.

A derrubada da PEC 37 faz nosso povo atingir mais um passo em direção a um país mais justo. Queremos o melhor para o Brasil e para os brasileiros. Queremos mais saúde, mais educação, mais segurança.

“Mas, e esse país mais justo, nós realmente queremos ele? Estamos prontos para o que virá?” Precisamos ter consciência de que a mudança precisará vir de cada um e que haverá muito trabalho a se fazer. Será preciso um empenho geral do nosso povo.

Nossas pequenas ações envolvendo cidadania serão capazes de moldar a nova sociedade brasileira. Cada gentileza prestada, cada cumprimento realizado e cada ato educado pode transformar nosso ambiente.

Nessa mesma linha colocamos a preservação do que é nosso e do que nos rodeia. Cuidado com a natureza, seja utilizando fontes renováveis ou colocando o papel de bala no lixo ao invés de jogá-lo no chão. O cuidado também com os animais que merecem o respeito devido, seja adotando, ajudando um canil, levando os seus à castração ou ainda denunciando maus tratos cometidos.

Seja qual for o foco dessa sua ação o importante é fazê-la. Se cada um fizer uma por dia e lembrando que somos mais de 193 milhões de habitantes contaremos com atos suficientes para trazer boas melhorias a nação brasileira.

E claro, sem deixar de participar da vida política da cidade, do estado e do país. Conhecer como funciona e saber o que está se passando. Vamos fazer valer os nossos direitos, cumprindo também nossas obrigações.
Vamos fazer do nosso país um lugar, não apenas para viver, mas para nos orgulharmos!


Um grande abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário