Vereadora Patrícia Beck questiona como a Secretária da Saúde afirma que cumpre 44 horas semanais, se as "contas" não fecham. Acompanhe!
O MILAGRE DA MULTIPLICAÇÃO DAS HORAS DE TRABALHO
Ontem participei do programa Ponto e Contra Ponto da Rádio ABC 900. O assunto mais abordado foi a denúncia que realizei de que a Secretária Municipal de Saúde não se dedica em turno integral à gestão e este também é um agravante para estarmos nesse caos...
A Secretária afirmou, o que em nota o prefeito já havia anunciado, de que cumpre carga horária de 44 horas. OK!
Vamos calcular para ver se o que o povo hamburguense paga à Secretária está sendo honrado, de fato?
Em um e-mail em que a Secretária da Saúde respondeu a um funcionário, ela afirma que seus horários na Secretaria são:
- Segunda: das 8h às 15h = 7 horas de trabalho (deve ter 1 hora de almoço);
- Terça: somente a tarde até às 18h ou 19h (para não ficar muito feio, vamos supor que a Secretária inicie seu trabalho às 13h, encerrando às 19h, mas ela pode encerrar antes) = 6 horas de trabalho na secretaria; DAS 9H ÀS 11H30MIN TRABALHA EM SEU CONSULTÓRIO PARTICULAR AQUI EM NOVO HAMBURGO;
- Quarta: não trabalha na Secretaria, pois está resolvendo assuntos particulares; mas, no consultório particular a Dra. Suzana atende. ZERO horas trabalhadas na Secretaria da Saúde;
ATENDE EM SEU CONSULTÓRIO PARTICULAR DE CAMPO BOM DAS 8H30MIN ÀS 12H.
- Quinta: o dia todo, presumimos que seja das 8h às 18h, com intervalo de almoço = 10 horas de trabalho (1h de intervalo, pelo menos);
- Sexta: somente a tarde até às 18h. Supondo que inicie seu turno às 13h = 5 horas de trabalho na Secretaria da Saúde. ATENDE NO SEU CONSULTÓRIO PARTICULAR DE CAMPO BOM, DAS 8H30MIN ÀS 12H.
- SÁBADOS E DOMINGOS A SECRETÁRIA REALIZA PLANTÕES NA UNIMED E NO HOSPITAL DE ESTÂNCIA VELHA. E se acontecer alguma emergência aqui em NH no final de semana? Como ficamos?
Vamos calcular? Segunda 7 horas trabalhadas, terça = 6 horas, quarta = ZERO, quinta = 10 horas trabalhadas, sexta = 5 horas trabalhadas na Secretaria.
Soma: 7 + 6 + 0 + 10 + 5 = 28 HORAS de trabalho semanal na Secretaria da Saúde, NÃO CONSEGUIMOS CHEGAR ÀS 44 HORAS QUE A SECRETÁRIA AFIRMOU QUE CUMPRE.
A Secretária se manifestou no programa Ponto e Contra Ponto de ontem, dizendo que:
1) A população não tem queixas objetivas sobre seu trabalho;
2) Depois que assumiu a Saúde ocorreram melhoras nos índices;
3) Acredita que consegue dar conta da Secretaria da Saúde, mesmo trabalhando 3 vezes por semana em seus consultórios particulares e aos finais de semana na Unimed e Hospital de Estância Velha;
4) O problema é que eu, vereadora/ fiscalizadora, gosto de polemizar;
5) Enquanto eu, vereadora, estou 3 anos na função, ela atua há mais de 30 anos como médica;
6) Nas situações de risco está presente;
7) Tem domínio da Secretaria, e sabe onde estão os nós críticos;
8) Quando faltam médicos assume no lugar;
9) Atua como médica nos seus consultórios particulares por opção, e não abre mão da profissão;
10) E ainda, o mais chocante, foi a tentativa de passar a responsabilidade do problema enfrentado pela dona Dalva à família, dizendo entender que a negação da doença é culpa da família e que isso gerou o caso crítico;
11) E por fim, afirmou que eu, vereadora Patrícia, sabia há um ano que ela atua como médica nos consultórios particulares acumulando funções.
VAMOS À VERDADE DOS FATOS!
1) A população reclama desesperadamente TODOS OS DIAS e qualquer problema relacionado à saúde pública municipal É DE SUA RESPONSABILIDADE, PORTANTO TOME PARA SI TODA E QUALQUER RECLAMAÇÃO SECRETÁRIA!
2) Desde que a senhora assumiu a Secretaria da Saúde vem colhendo e herdando o belo trabalho iniciado pelo ex-Secretário BOLZAN, PORTANTO SE HOUVE QUALQUER MELHORA NOS ÍNDICES DA SAÚDE FOI MÉRITO DO EX-SECRETÁRIO BOLZAN, QUE POR NÃO AGUENTAR TANTOS DESMANDOS PEDIU EXONERAÇÃO E QUEM PERDEU COM A SUA SAÍDA FOI A NOSSA GENTE!
3) A senhora não consegue dar conta do trabalho na secretaria atuando somente 28 horas semanais, QUANDO O POVO LHE PAGA PARA TRABALHAR, PELO MENOS 44 HORAS, DO CONTRÁRIO, O CONTRATO DA ONCOLOGIA NÃO ESTARIA PARADO POR 1 ANO, PACIENTES DE OFTALMOLOGIA NÃO ESTARIAM SEM ATENDIMENTO (E A CLÍNICA NÃO RECEBE HÁ DOIS MESES!), OS HAMBURGUENSES NÃO TERIAM DE IR PARA FILAS NOS POSTOS NA MADRUGADA PARA SEREM DISTRIBUÍDAS EM ALGUNS CASOS, 3 FICHAS; CIRURGIAS ELETIVAS ESTARIAM OCORRENDO... PORTANTO, A SENHORA NÃO CONSEGUE DAR CONTA DO TRABALHO SEM CUMPRIR COM DEDICAÇÃO EXCLUSIVA SUA FUNÇÃO!
4) O problema é que a vereadora Patrícia Beck foi eleita para fiscalizar a forma como o dinheiro público é investido e para defender os interesses do povo, e por isso vai atrás sim! Quero saber por que a população sofre tanto, é tão desrespeitada e humilhada. Por que a senhora não consegue pagar a clínica que atende nossa demanda de pacientes com problemas de visão, por que ainda não resolveu o problema dos pacientes excedentes que estão com câncer, por que o Hospital Geral não tem uma avaliação satisfatória na opinião da população e dos funcionários? Se isso é polemizar, a senhora NÃO VIU NADA AINDA! É só eu saber que mais algum paciente teve sua saúde comprometida pela má gestão dos serviços, ou eu saber que ocorreu algum óbito por negligência ou falta de estrutura, AÍ SIM TODOS IRÃO VER O QUE É POLEMIZAR! EU NÃO DEVO NADA, POR ISSO POSSO FALAR E COBRAR O QUE PRECISA SER FEITO!
5) Sim Secretária, eu estou vereadora há 3 anos E CUMPRO COM MINHAS RESPONSABILIDADES E COMPROMISSOS, JÁ A SENHORA QUE É MÉDICA HÁ MAIS DE 30 ANOS DEVERIA SABER QUE É IMPOSSÍVEL ASSUMIR UMA SECRETARIA DE SAÚDE COMO A DE NH, E CONTINUAR ATUANDO EM CONSULTÓRIOS PARTICULARES E HOSPITAIS DE OUTRAS CIDADES, POIS ESTAMOS FALANDO DE VIDAS, NÃO DE PAPÉIS QUE PODEM SER JOGADOS NO LIXO!
6) A senhora disse estar presente nas situações de risco??? Mas, quando foram essas situações de risco? QUANDO OCORREU A CONTAMINAÇÃO DA ALA NEO NATAL DO GERAL, EM QUE TENTEI FALAR COM A SENHORA PARA SABER O QUE ESTAVA ACONTECENDO NO FINAL DE SEMANA E NÃO CONSEGUI? O que é SITUAÇÃO DE RISCO PARA A SENHORA? EU QUE SOU "LEIGA" NA SAÚDE, CONSIDERO QUE TODO PROBLEMA REITERADO QUE CAUSE PREJUÍZOS (FINANCEIROS OU Á SAÚDE DOS CIDADÃOS) SÃO SITUAÇÕES DE RISCO, mas claro, essa é a opinião de uma pessoa que não é formada em medicina...
7) Se a senhora domina a Secretaria da Saúde e conhece onde estão os nós, POR QUE AINDA NÃO DESFEZ ESSES NÓS? PRO QUE AINDA ENFRENTAMOS OS MESMOS PROBLEMAS QUE ENFRENTÁVAMOS QUANDO A SENHORA ASSUMIU? O QUE ESTÁ ESPERANDO SECRETÁRIA? VAMOS LÁ! CREIO QUE CAPACIDADE NÃO LHE FALTE, QUEM SABE SEJA O TEMPO???
8) Quando faltam médicos a senhora assume no lugar? MAS, QUANDO ISSO OCORRE? A SENHORA TRABALHA QUE HORAS PARA CONSEGUIR "FAZER" TANTO? DURANTE A MADRUGADA???
9) Se a senhora não consegue cumprir de forma satisfatória suas responsabilidades na Secretaria da Saúde, minha opinião, e não abre mão de atuar em seus consultórios particulares, ESTÁ NA HORA DE TOMAR UMA DECISÃO, NÃO ACHA? O QUE NÃO PODE CONTINUAR ACONTECENDO É O POVO PAGAR PARA QUE A SENHORA ATUE COMO SECRETARIA E A SENHORA RECEBER INTEGRALMENTE SEUS VENCIMENTOS CUMPRINDO A METADE DO TEMPO EM SERVIÇOS!!!
10) E por favor, É FÁCIL JOGAR A RESPONSABILIDADE DA INCOMPETÊNCIA NA GESTÃO DA SAÚDE NAS COSTAS DOS FAMILIARES DE UMA PACIENTE QUE PODE ESTAR COM SUA VIDA EM RISCO PELA FALTA DE COMPROMETIMENTO DE QUEM DEVERIA LUTAR PARA SALVAR VIDAS!
11) E quanto a eu ter conhecimento de que a senhora atuava dessa forma há um ano, ISSO NÃO É VERDADE! SE IMAGINASSE QUE A SENHORA NÃO SE DEDICAVA À FUNÇÃO QUE OCUPAVA NA FSNH COMO DIRETORA TÉCNICA DO HOSPITAL GERAL CERTAMENTE JÁ TERIA COBRADO EXPLICAÇÕES E AINDA QUE TAIS JUSTIFICATIVAS FOSSEM LEGAIS, IRIA COBRAR MUDANÇAS, POIS SER LEGAL NÃO SIGNIFICA SER MORAL, COMO É O CASO, por exemplo, DE NEPOTISMO, NÃO É MESMO?!?
MENOS DESCULPAS E MUITO, MAS, MUITO MAIS AÇÕES!!! DEVES TOMAR UMA DECISÃO, O QUE QUERES FAZER, DE FATO! O QUE NÃO PODEMOS ADMITIR É QUE O POVO CONTINUE PAGANDO PARA SOFRER!!!
SE A SENHORA DIZ QUE CUMPRE 44 HORAS SEMANAIS, EXPLIQUE COMO CONSEGUE ESSE MILAGRE ATUANDO EM SEUS CONSULTÓRIOS PARTICULARES E FAZENDO PLANTÕES AOS FINAIS DE SEMANA, SEM CONTAR DA QUESTÃO DAS QUARTAS-FEIRAS...
CHEGA!!!