sexta-feira, 27 de setembro de 2013

1ª Feira Municipal de Iniciação Científica e Tecnológica é destaque em Novo Hamburgo


Na tarde desta quinta-feira, 26 de setembro, o gabinete da vereadora Patrícia Beck esteve presente na 1ª Feira Municipal de Iniciação Científica e Tecnológica. O evento aconteceu na Fenac de forma inédita em Novo Hamburgo e reuniu mais de 100 trabalhos nas categorias Educação Infantil, Ensino Fundamental de Anos Iniciais e Anos Finais produzidos por estudantes das escolas municipais. 

A ideia da feira é desenvolver investigação na produção dos alunos. Entre os assuntos estudados e apresentados estavam temas ambientais como os diferentes tipos de solo e a poluição, a evolução tecnológica dos equipamentos de comunicação e até a produção de goma de mascar no Brasil.

Representando os estudantes das 50 escolas que participaram da Feira, a aluna Júlia da Silva dos Santos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) José Bonifácio, lembrou da importância do conhecimento. “A ciência está presente em vários lugares da nossa vida e aqui tem trabalhos muito interessantes”, contou.

A Feira de Iniciação Científica é resultado do incentivo à pesquisa. Em parceria com a Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha, professores têm recebido formação sobre a importância metodológica da pesquisa desde a educação básica. Dos 109 trabalhos apresentados, 14 serão selecionados para a Mostratec Júnior, que será realizada em outubro. O diretor da Liberato, Leo Weber, destacou o caráter inovador do evento. “Aproveito para parabenizar o Município pela ousadia de realizar uma feira como esta”, afirmou. Os trabalhos serão avaliados por uma comissão julgadora e pela comunidade que acompanhou as apresentações.

Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Na sexta-feira e no sábado, dias 27 e 28, será realizada a 4ª CNIJMA. Nestes dias, as escolas municipais apresentarão os resultados das etapas escolares realizadas anteriormente e que reuniram diferentes segmentos como estudantes, professores, famílias e comunidade. Cada instituição apresentará seu projeto de ação que propõe mudanças ambientais nos locais onde estão inseridas as escolas. Neste encontro também serão definidos os representantes de Novo Hamburgo nas etapas seguintes da Conferência, que ficará aberta das 8h30 às 17 horas na sexta-feira, e das 8 às 12 horas no sábado. Ao todo serão apresentados 62 trabalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário