Hoje, 24 de setembro, é o Dia do Coração, órgão fundamental para a vida humana, símbolo que melhor representa o sentimento que nos basta: o amor. Porém, este mesmo órgão que é tão benéfico e usado por todos nós também tem sido um dos mais prejudicados nos últimos anos, ao menos para os gaúchos.
Segundo a pesquisa Saúde do Coração no Rio Grande do Sul, da Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul (Socergs), os gaúchos estão mais pesados, cansados e com sobrecarga emocional do que o último estudo em 2010. Neste levantamento, 57,5% da população está com o Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 25, nível que representa excesso de peso. Somado a este estão o nível de cansaço, estresse e sobrecarga emocional que atinge 70,9% da gauchada.
As doenças cardíacas também estão entre as que mais matam no Estado. Para evitar que esses índices aumentem a sugestão fica por conta de cuidados com o coração. Adquirir e manter bons hábitos podem ajudar a preservar a saúde. Abaixo dicas de como tratar melhor esse grande amigo:
- Aferição da pressão arterial, colesterol e glicemia devem ser constantes para evitar problemas cardiovasculares;
- Ingerir diariamente cinco porções de alimentos crus como frutas, verduras e legumes;
- Nos bufês a quilo começar sempre pela salada. Escolher apenas um carboidrato e consumir carne vermelha menos de 5 vezes por semana. Evitar alimentos fritos, gordurosos e industrializados;
- Reduzir a ingestão de doces e refrigerantes;
- Incluir atividade física no dia a dia: 30 minutos diários de caminhada cinco vezes por semana;
- Ir ou voltar a pé do trabalho também traz benefícios;
- Ter mais tempo para o lazer e atividades ao ar livre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário