Os moradores hamburguenses residentes nas áreas afetadas pela enchente do final do mês de agosto poderão solicitar saque parcial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) a partir de segunda-feira, 21 de outubro. A liberação do benefício deverá ser encaminhada em um posto avançado de atendimento da Caixa Econômica Federal (CEF), instalado no andar térreo do Centro Administrativo Leopoldo Petry, na Rua Guia Lopes, 4201, no bairro Canudos. Os trabalhadores vítimas da enchente poderão solicitar saque no valor de até R$ 6.220,00, conforme saldo disponível na conta. O posto de atendimento funcionará de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas. O benefício deverá ser solicitado até o dia 5 de dezembro, podendo ser retirado cinco dias úteis após a solicitação.
Na manhã de sexta-feira, 18 de outubro, a Prefeitura acertou os últimos detalhes com representantes da CEF. Durante a tarde, foram realizadas reuniões com líderes comunitários e sindicais para a mobilização dos beneficiados. Conforme o prefeito Luis Lauermann, esse direito foi articulado pela Administração para garantir melhores condições aos moradores para a reconstrução de suas vidas. “Sabemos o quanto as pessoas sofreram e ainda sofrem com as perdas de suas residências e de seus pertences. Essa é uma oportunidade que elas terão para manter uma condição mais digna de vida”, ressaltou. A Prefeitura e a CEF reforçam que esse benefício é de direito apenas das vítimas que tiveram suas residências afetadas pelas enchentes.
O trabalhador deve apresentar (original e cópia):
- Documento de identificação;
- Cartão do Cidadão OU Cartão de Inscrição PIS/PASEP OU Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) OU outro documento que contenha o número de inscrição PIS/PASEP;
- Comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido nos 120 dias anteriores à declaração de Situação de Emergência, decretada no dia 22 de agosto.
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