Em meio às atividades do Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem realizando diversas atividades no Município. Entre elas estão palestras, salas de espera e ações de lazer nas unidades de saúde. Uma das informações divulgadas foi em torno de orientações do autoexame. Veja abaixo como deve ser feito:
Como realizar o autoexame
A mulher deve adquirir o hábito de, mensalmente, fazer o autoexame das mamas. De preferência, uma semana após o término da menstruação, diante de um espelho. O primeiro procedimento é verificar se os seios são iguais e se a pele está lisa. Isto deve ser feito com os braços esticados para cima e depois com as mãos na cintura. Após, a mulher, deitada, com um travesseiro sob as costas, deve colocar uma mão na nuca e com a outra realizar o exame no seio, através de movimentos circulares, do mamilo para fora. A operação deve ser repetida nos dois seios. Sempre deve-se usar a ponta dos dedos e fazer movimentos circulares, inclusive na região das axilas.
O autoexame também pode ser realizado durante o banho. Basta levantar o braço do lado do seio que será examinado e também fazer os movimentos com a ponta dos dedos. É importante que a mulher conheça a sua mama e fique alerta a qualquer mudança, como a presença de nódulos, áreas duras, secreção e retração no mamilo.
Alimentação para prevenção
Para prevenir o câncer de mama, e também outras doenças, a nutricionista da UBS Santo Afonso, Greice Moro Buss, recomenda o consumo de frutas, hortaliças (verduras e legumes), cereais integrais e leguminosas. Cerca de cinco porções diárias de frutas ou hortaliças. Também deve-se evitar a ingestão de produtos industrializados ricos em produtos químicos, frituras e alimentos gordurosos, embutidos e defumados. Dar preferência aos produtos integrais, aos peixes e aves e alimentos como linhaça, brócolis, rúcula, espinafre e azeite de oliva - ricos em ômega 3, substância que é protetora contra o câncer. “Também é importante evitar doces em geral, refrigerantes e bebidas alcoólicas, além de manter o peso adequado. A obesidade aumenta o risco para o desenvolvimento de câncer”, explica Greice.
Nenhum comentário:
Postar um comentário